Guimarães cidade berço

Ola.

Resolvi falar de Guimarães considerada como a cidade berço deste País plantado a beira mar.
Melhor do que eu  para vos escrever sobre a cidade e um pouco da sua hitória, vou transcrever o que diz o site afonsinhos.net

Castelo de Guimarães
Castelo de Guimarães
"Condensado da página da Internet www.afonsinhos.net
Guimarães - Berço da Nacionalidade
A cidade de Guimarães é considerada o «berço» da nacionalidade portuguesa, pois, para além de, segundo a tradição, aqui ter nascido o primeiro rei de Portugal ( parece ter nascido em Coimbra ou em Viseu), também foi neste local que se deram os acontecimentos mais marcantes que conduziram à independência de Portugal.
Guimarães fica situado no Baixo Minho, região onde o verde se espraia sobre a terra, cobrindo os montes com extensos pinheirais, e os vales com altos vinhedos, que dão à terra uma característica única no conjunto do território português.
A história de Guimarães começa com a Condessa Mumadona Dias , mulher de D. Ermegildo Mendes conde de Tuy e do Porto, nobre galega, que no séc. X, recebeu do governador da GalizaRamiro II a concessão da vila de Creixomil.
Prossegue com Henrique de Borgonha e a leonesa D. Teresa. que geriram o Condado Portucalense e geraram Afonso Henriques; e se conclui com o combate de Afonso Henriques contra a ingerência de Leão e Castela, afirmando , a partir da batalha de S. Mamede ( 1128 ) e da luta com sua mãe, a existência de Portucale, existência que seria reconhecida por bula papal em 1179. Já antes, em 1143, D Afonso VII, Rei de Leão , aceitara o novo reino cristão.
D. João I cumpre um voto de peregrino à Senhora da Oliveira e beneficia a igreja, o Duque de Bragança, D. Afonso, constrói, na acrópole do castelo, o seu majestoso Paço Ducal.
O séc. XVI conhece novo foral de D. Manuel I à vila. O convento da Costa é abandonado pelos Agostinhos e entregue aosJerónimos, que aí iniciam grandes obras e estabelecem uma Universidade. Na segunda metade do século constroem-se o convento de Santa Clara e a Igreja da Misericórdia.
Entre as portas da Nova e de S. domingos lança-se uma praça exterior às muralhas com o seu chafariz, conhecida hoje porToural.
Na primeira metade do séc. XIX, a vila sofre as consequências de uma sociedade afectada em primeiro lugar pelas invasões francesas, seguidamente pelas políticas internas. em 1853, um ano após a visita de Rainha D. Maria II, Guimarães recebe o título de cidade. O desenvolvimento industrial surge então, nos têxteis, couros, cutelaria, serralharia e fundição, ourivesaria, e torna a cidade um dos maiores polos fabris do país.
Castelo de Guimarães - Berço de Portugal
Construido inicialmente por Mumadona Dias e seu marido Hermenegildo Gonçalves.
Enquadramento : Urbano. Situa-se no topo de uma elevação ocupada por um parque arborizado e relvado, distando poucos metros da igreja românica de S. Miguel do Castelo e do Paço dos Duques de Bragança."
Resultado de imagem para paço dos duques de bragança guimarães
Paço dos Duques de Bragança
Resultado de imagem para paço dos duques de bragança guimarães
Paço dos Duques de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário